ALAGOAS – Junta Comercial de Alagoas e Conselho de Contabilidade firmam acordo de cooperação para integração de dados empresariais

Na tarde de quarta-feira, 17 de abril de 2024, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu a visita técnica do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL) em sua sede, localizada em Maceió. Durante a reunião, foi estabelecida a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre os sistemas das duas entidades.

O principal objetivo do acordo é buscar uma integração dos dados fornecidos pelo CRC/AL ao Portal Facilita Alagoas, uma plataforma importante para o registro e licenciamento empresarial no estado. Essa integração visa aprimorar o controle das informações e a segurança das ações realizadas pelos profissionais de contabilidade, que são os principais clientes da Junta Comercial.

O presidente da Juceal, Ricardo Dória, destacou a importância dessa integração para o combate às fraudes fiscais, ressaltando que o Portal Facilita Alagoas tem contribuído significativamente para simplificar o trabalho dos profissionais. Dória também mencionou as ações recentes da Junta Comercial em apoio aos contadores.

Durante a reunião, a presidente do CRCAL, Adriana Araújo, enfatizou a busca por uma plataforma única que facilite os procedimentos burocráticos e permita uma maior aproximação entre as entidades. O Conselho de Contabilidade está em processo de integração dos dados dos profissionais contábeis ao sistema da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), o que servirá de base para a integração com a Juceal.

Além dos presidentes das entidades, estiveram presentes na reunião outros membros importantes, como o vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo, o vice-presidente administrativo e de planejamento do CRCAL e vogal da Junta Comercial, José Vieira, o vice-presidente de registro, fiscalização, ética e disciplina do CRCAL, Antônio Ricardo Guedes Lins, e a vice-presidente de controle interno do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz.

Essa iniciativa demonstra a importância da colaboração entre instituições para a inovação e o aprimoramento dos serviços prestados aos profissionais e empreendedores do estado de Alagoas. A integração dos sistemas e a busca por soluções conjuntas são passos essenciais para promover um ambiente de negócios mais eficiente e seguro.

Botão Voltar ao topo