ALAGOAS – Sesau realiza capacitação sobre toxoplasmose gestacional e congênita para profissionais de saúde em Maceió

Na última terça-feira (16), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu uma importante capacitação sobre toxoplasmose gestacional e congênita, reunindo profissionais de saúde no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), localizado no bairro do Farol, em Maceió. O evento foi destinado a médicos, enfermeiros, coordenadores de Atenção Básica e farmacêuticos que atuam nas I e II Macrorregiões de Saúde de Alagoas.

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que pode afetar tanto seres humanos quanto animais. A transmissão ocorre principalmente através da ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de gatos infectados, e também pelo consumo de carne crua ou mal cozida. Durante a gravidez, a doença pode ser transmitida verticalmente da mãe para o feto, podendo causar complicações graves como aborto espontâneo, parto prematuro, malformações congênitas e danos neurológicos.

A supervisora de Atenção à Saúde da Criança, Diolyne Barros, ressaltou a importância do acompanhamento da gestante com consultas e exames pré-natais para garantir a segurança e saúde da mãe e do bebê. A Sesau atua na capacitação e apoio técnico à Atenção Primária, além de manter unidades de referência como o Hospital da Mulher, com o objetivo de proporcionar um atendimento completo e humanizado às mulheres alagoanas.

A iniciativa da Sesau em promover essa capacitação demonstra o compromisso do órgão em ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde e gestores sobre a toxoplasmose gestacional e congênita, visando prevenir e diagnosticar precocemente a doença. Essas ações são fundamentais para garantir a saúde das gestantes e dos bebês, contribuindo para a redução de complicações e sequelas decorrentes da infecção por toxoplasmose.

É essencial que os profissionais de saúde estejam capacitados e atualizados em relação a esse tema, a fim de proporcionar um atendimento de qualidade e seguro para as gestantes e recém-nascidos. A Sesau segue trabalhando para promover a saúde e o bem-estar da população alagoana, através de ações como essa capacitação sobre toxoplasmose gestacional e congênita.

Botão Voltar ao topo