BRASIL – Ministro da Fazenda apresenta oportunidades de investimento e debate transição ecológica em viagem aos EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarcou para os Estados Unidos (EUA) na última semana com o intuito de apresentar oportunidades de investimento a empresários norte-americanos e discutir medidas para fortalecer o financiamento da transição ecológica. Sua agenda inclui participações em importantes reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e do G20, que engloba as 20 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana.

Em um evento realizado na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, o ministro detalhou os impactos da reforma tributária implementada no Brasil no ano passado e como ela tem aberto novas possibilidades para investidores estrangeiros no país. Haddad destacou que essa reforma resolveu questões tributárias históricas no Brasil, tornando o sistema mais eficiente.

Além disso, o ministro mencionou que a regulamentação da reforma tributária, que será apresentada ao Congresso na próxima semana, não comprometerá as bases constitucionais da reforma. Ele prevê que o Brasil terá um sistema tributário equiparável aos países desenvolvidos a partir de 2027.

Durante um evento paralelo às reuniões, Haddad enfatizou a importância de financiamentos sustentáveis para promover a transição ecológica. Ele ressaltou o pioneirismo do Brasil nessa área e a necessidade de compartilhar experiências para avançar em políticas de economia sustentável em escala global. O enviado especial da Organização das Nações Unidas para a Ação do Clima, Mark Carney, elogiou as iniciativas brasileiras nesse sentido e defendeu reformas no financiamento internacional para apoiar esses projetos.

A agenda do ministro inclui participações em eventos paralelos ao G20 e reuniões do Banco Mundial e do FMI. Nesta quarta-feira, destacam-se sua presença em debates sobre insegurança alimentar e tributação internacional, ressaltando a importância desses temas no cenário global atual. Haddad encerra o dia com um jantar oficial de trabalho do G20, fortalecendo laços e discussões sobre as questões econômicas e ambientais em pauta.

Botão Voltar ao topo