BRASIL – Relação harmoniosa entre poderes gera ambiente agitado, afirma presidente Alckmin durante conferência Brasil-China.

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, destacou em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (17) a harmonia e agitação presentes na relação entre os poderes no Brasil. Alckmin ressaltou que essa dinâmica é fruto do diálogo constante, uma característica marcante do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Questionado sobre a avaliação da relação entre os poderes Executivo e Legislativo, Alckmin citou a aprovação de reformas relevantes como prova da harmonia existente entre eles. O presidente em exercício destacou a importância do diálogo e do trabalho conjunto para o avanço do país, citando a reforma tributária como um exemplo bem-sucedido desse processo.

Alckmin enfatizou que, apesar da agitação e divergências, a harmonia entre os poderes é essencial para a busca das melhores soluções para o Brasil. Ele ressaltou que mesmo com opiniões divergentes, é fundamental trabalhar em conjunto em prol do país.

Durante a participação na conferência internacional “50 Anos da Relação Brasil-China: Cooperação para um Mundo Sustentável”, promovida pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) em parceria com a Academia Chinesa de Ciências Sociais (Cass), Alckmin destacou a relevância da relação entre os dois países. Ele mencionou o aumento das exportações brasileiras para a China, que ultrapassaram US$ 100 bilhões, superando o valor das exportações para todo o mundo durante o primeiro mandato de Lula.

Alckmin ressaltou o potencial da parceria entre Brasil e China, destacando os investimentos previstos por empresas chinesas no Brasil, principalmente nos setores de infraestrutura e automotivo. Empresas chinesas anunciaram investimentos de US$ 125 bilhões até 2028, demonstrando a confiança no mercado brasileiro e a perspectiva de crescimento das relações bilaterais. A expectativa é de que essa parceria se fortaleça ainda mais no futuro, impulsionando o desenvolvimento econômico de ambos os países.

Botão Voltar ao topo