MACEIÓ – Campanha de vacinação contra a Influenza em Maceió ainda não atinge meta de imunização para o inverno e período chuvoso.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió está em alerta com a chegada do inverno e do período chuvoso na cidade. A preocupação da SMS é garantir que a população esteja imunizada contra a Influenza, uma doença viral que afeta o sistema respiratório e pode ter consequências graves, como internações e óbitos.

Apesar de ter iniciado a campanha de vacinação há cerca de 20 dias, apenas 14,06% do público-alvo da campanha já foi imunizado, o que corresponde a 40.453 doses aplicadas até o momento. O objetivo da SMS é atingir a meta de 90% de cobertura vacinal em todos os grupos prioritários, que incluem idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, profissionais de saúde e professores.

A coordenadora de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, ressalta a importância da vacinação anual contra a Influenza, principalmente durante o período de maior circulação do vírus. Ela explica que a vacina de 2024 é trivalente e protege contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, sendo constantemente atualizada para garantir eficácia contra novas cepas do vírus.

As doses da vacina estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Maceió, nos shoppings Maceió e Pátio, no CAT Praia e nas ações dos programas Saúde da Gente e Brota na Grota. Além disso, estudantes da área da saúde em estágio e pessoas em situação de rua também podem receber a vacina, mediante documentação comprobatória.

Para os casos de reação alérgica grave após a ingestão de ovo, a SMS recomenda que a vacinação seja feita em ambiente adequado, sob supervisão médica. Nesses casos, é necessário agendar a vacinação no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e apresentar exames de sangue recentes.

A SMS de Maceió reforça a importância da imunização contra a Influenza para evitar complicações da doença e está disponível para esclarecer dúvidas e garantir o acesso à vacinação em toda a cidade. A vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio em todos os grupos prioritários.

Botão Voltar ao topo