ALAGOAS – Sedics leva cooperativas alagoanas para rodada de negócios da ApexBrasil visando impulsionar exportações e desenvolvimento economico.

Na última semana, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) de Alagoas, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou uma importante iniciativa para impulsionar as exportações do cooperativismo no estado. Treze empresas alagoanas tiveram a oportunidade de participar da rodada de negócios “Exporta Mais Brasil Cooperativas”, que será realizada nos dias 16 e 17 de maio, na sede da ApexBrasil, em Brasília.

O objetivo do evento é reunir compradores internacionais do setor de alimentação e bebidas para saúde e bem-estar com 20 empresas brasileiras, sendo 13 delas alagoanas. A secretária de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, ressaltou a importância dessa iniciativa para a economia local, destacando o papel fundamental da ApexBrasil na promoção das exportações e no fortalecimento do cooperativismo.

O secretário-executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, enfatizou o trabalho da Sedics em promover os produtos das cooperativas alagoanas e em abrir novas oportunidades de negócios no mercado internacional. Em uma edição anterior realizada em Alagoas, seis compradores internacionais estiveram presentes nas rodadas de negócios, demonstrando interesse em produtos como mel, própolis, sucos, coco, tapioca, farinha e granola, produzidos pelas empresas locais.

Além das rodadas de negócios, o evento também teve como objetivo sensibilizar autoridades locais e empresas sobre a cultura exportadora, discutindo as oportunidades e desafios para a exportação. Os esforços realizados em Alagoas têm se refletido em um aumento significativo nas exportações nos últimos anos, com um crescimento de 60,3% em relação a 2022. Em 2023, o estado exportou US$ 943,3 milhões e importou US$ 713,3 milhões, demonstrando o potencial econômico da região.

Diante desse cenário positivo, a participação das cooperativas alagoanas na rodada de negócios da ApexBrasil se configura como uma oportunidade única para ampliar os horizontes comerciais e fortalecer a presença dos produtos locais no mercado internacional. Com iniciativas como essa, Alagoas reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico e a promoção do cooperativismo no estado.

Botão Voltar ao topo