BRASIL – Brasil manifesta grave preocupação com escalada de tensão entre Israel e Irã após explosões em Isfahan, aguarda contenção das partes.

Na última sexta-feira (19), o governo brasileiro emitiu um comunicado informando a sua preocupação com mais um capítulo da recente escalada de tensões entre Israel e Irã. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil tem acompanhado de perto os acontecimentos e pede moderação por parte de ambas as partes envolvidas nesse conflito.

A imprensa internacional noticiou que explosões foram registradas na província iraniana de Isfahan. Essas explosões teriam sido uma resposta de Israel aos recentes ataques vindos do Irã em território israelense na semana passada. O governo brasileiro expressou sua preocupação com o ocorrido, pedindo para que a comunidade internacional se mobilize no sentido de evitar uma escalada ainda maior nesse conflito.

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, teve um encontro com o chanceler do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Durante a reunião, Vieira transmitiu a preocupação do governo brasileiro sobre a situação e pediu para que as partes envolvidas ajam com contenção.

Por outro lado, o governo iraniano negou as informações sobre as explosões, afirmando através de sua agência estatal de notícias que os sons registrados na província de Isfahan foram, na verdade, provenientes de disparos de baterias antiaéreas contra “objetos suspeitos”.

A tensão entre Israel e Irã é um tema sensível e delicado, com potencial para desencadear uma crise ainda maior na região. O Brasil se coloca como um observador atento desse conflito e apela para que os envolvidos ajam de forma responsável e evitem a escalada de violência. A situação permanece em constante evolução, e a comunidade internacional precisa atuar de forma coordenada para buscar uma solução pacífica para essa crise.

Botão Voltar ao topo