ALAGOAS – Médico do HGE alerta condutores e pedestres sobre medidas essenciais para evitar acidentes nas vias públicas

No dia 25 de abril de 2024, às 11h35, o Hospital Geral do Estado (HGE) de Maceió alertou sobre a importância de condutores e pedestres cumprirem suas obrigações para evitar acidentes nas vias públicas. O cirurgião geral do hospital, Amauri Clemente, ressaltou a necessidade de atitudes preventivas e de prudência para promover a segurança no trânsito.

Durante o período chuvoso, é essencial verificar as condições do veículo antes de sair. Itens como pneus, freios, palhetas dos limpadores de para-brisa, ar condicionado e kit de segurança devem ser checados regularmente para prevenir acidentes. Além disso, respeitar os limites de velocidade, utilizar equipamentos de proteção e estar atento às condições da via são medidas fundamentais para evitar incidentes.

Para os pedestres, o especialista destacou a importância de utilizar as faixas de pedestres e evitar atravessar ruas próximas a esquinas. A atenção redobrada com as crianças, caminhando segurando a mão de um adulto, também foi enfatizada. A distração, tanto para motoristas quanto para pedestres, foi apontada como um problema a ser evitado no trânsito.

Além disso, o médico recomendou que, em dias chuvosos, as pessoas verifiquem as informações divulgadas pela imprensa e por aplicativos de navegação para encontrar rotas alternativas e evitar congestionamentos e trechos perigosos. A orientação final foi para que, se possível, as pessoas evitem sair de casa em dias chuvosos para reduzir o risco de acidentes e também de contaminação por doenças.

O HGE é referência no tratamento de traumas, incluindo acidentes casuais, de trânsito e de trabalho. A instituição já atendeu, somente nos primeiros três meses do ano, mais de 1.300 casos de acidentes casuais, mais de 1.300 acidentes de trânsito e cerca de 170 acidentes de trabalho. Todos os cidadãos que necessitaram de atendimento emergencial foram assistidos pelos serviços especializados do hospital.

Botão Voltar ao topo