BRASIL – Empresa Brasil de Comunicação divulga resultado final das votações para Comitê Editorial e de Programação e Comitê de Participação Social

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) anunciou nesta quarta-feira (11) os resultados finais das votações para o Comitê Editorial e de Programação (Comep) e Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cipadi). Esses comitês são parte do Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas). Desde 2016, quando o Conselho Curador foi extinto, a EBC não contava com uma instância desse tipo.

Os membros eleitos para o Comep serão designados por Decreto do Presidente da República, a ser publicado no Diário Oficial da União em uma data a ser confirmada. Já os representantes do Cipadi serão escolhidos pelo diretor-presidente da EBC até a próxima quarta-feira (18).

O processo eleitoral contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, com um total de 22 candidaturas para o Cipadi e 32 para o Comep. As votações foram abertas a todos os brasileiros que possuíam conta no Gov.Br. Tanto as inscrições quanto as votações foram realizadas por meio da plataforma Brasil Participativo, da Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, visando promover a interação da população na construção e aprimoramento das políticas públicas.

O Comep terá como objetivo principal a inclusão da sociedade civil no acompanhamento da implementação dos princípios do sistema público de radiodifusão, levando em consideração a pluralidade da sociedade brasileira. Já o Cipadi terá a responsabilidade de acompanhar as diretrizes da programação das emissoras de comunicação pública da EBC, enfatizando a participação social, diversidade e inclusão.

A retomada do Sinpas é resultado de um Grupo de Trabalho Comunicação Pública e Participação Social na EBC, que envolveu quatro meses de debates para chegar à configuração atual dos comitês. Além do Comep e Cipadi, a Assessoria Especial de Participação Social e a Ouvidoria da EBC também integram o sistema, promovendo o diálogo entre a gestão e a sociedade civil.

Com a participação social reestabelecida na EBC, a empresa reafirma seu compromisso com a transparência, a diversidade e a inclusão, consolidando-se como uma instituição pública e voltada para os interesses da população. Essa iniciativa está alinhada com a missão da EBC de criar e disseminar conteúdos que estimulem a consciência crítica das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo