As provas da olimpíada serão realizadas em duas etapas: a primeira fase está marcada para o dia 3 de junho, com a aplicação de uma prova objetiva composta por 20 questões. Já a segunda etapa ocorrerá em 25 de outubro e consistirá em uma prova discursiva com seis questões. Os participantes que se destacarem e conquistarem medalhas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), que oferece bolsas de estudo do CNPq.
Neste ano, a OBMEP traz novidades em relação aos prêmios para os professores. Além de receberem diplomas e livros, os docentes serão agraciados com uma medalha de ouro especial em reconhecimento ao seu trabalho e ainda terão a oportunidade de concorrer a oito viagens, sendo seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert.
Em Alagoas, na edição de 2024, quase 340 mil estudantes de 884 escolas públicas e privadas participaram da OBMEP, somando mais de 18,5 milhões de alunos em todo o Brasil. A rede estadual de ensino de Alagoas teve destaque, com 78 medalhas conquistadas na competição. Com 35% dos medalhistas a nível nacional e 27% dos medalhistas estaduais, a rede estadual se destacou nos resultados da olimpíada.
Destaca-se ainda a história de Amon Chalegre, estudante alagoano que conquistou quatro medalhas ao longo de sua trajetória na OBMEP, garantindo-lhe uma vaga no bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA Tech, curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) financiado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Amon é o único alagoano entre os 100 selecionados para o curso, que reúne prodígios da matemática de todo o Brasil e os prepara para atuar no mercado de tecnologia e inovação.
Assim, a participação na OBMEP se torna uma oportunidade para estudantes e professores fomentarem o estudo da matemática, se destacarem em suas trajetórias acadêmicas e serem reconhecidos pelo seu desempenho e dedicação à disciplina. A competição estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento analítico, contribuindo para a formação de novas lideranças na área da matemática no Brasil.