BRASIL – Multibilionário Elon Musk controla empresas no Brasil e no exterior, com foco em mineração e satélites, visando ampliar seus negócios globais.

O multibilionário Elon Musk, conhecido por controlar diversas empresas em diferentes segmentos, tem despertado interesse no Brasil não só pela sua atuação no antigo Twitter, agora plataforma X, mas também por seus investimentos no país. Com um patrimônio líquido estimado em R$ 960 bilhões, Musk é considerado a segunda pessoa mais rica do mundo, de acordo com a revista Forbes.

Além de manter negócios no Brasil na área de níquel e satélites, Musk demonstra interesse no lítio, chamado de “ouro branco” e considerado essencial para a produção de baterias de carros elétricos. A Tesla, fabricante de veículos elétricos controlada por Musk, fechou um contrato de fornecimento de níquel com a mineradora brasileira Vale, mostrando a importância estratégica do Brasil para as indústrias do empresário.

No segmento de satélites, a empresa aeroespacial SpaceX, de propriedade de Musk, recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar no Brasil com os satélites Starlinks. Essa autorização despertou preocupações sobre o controle de informações sensíveis, como as da região amazônica, nas mãos do empresário estrangeiro.

Por outro lado, a possível aquisição da empresa canadense Sigma Lithium pela chinesa BYD, concorrente da Tesla, tem gerado preocupações para Musk. A BYD tem avançado em diferentes áreas, inclusive com a operação de fábricas de carros elétricos na Bahia, o que pode representar um desafio para as estratégias do empresário no Brasil.

A atuação de Musk no país também levanta questões sobre a soberania nacional e a influência de grandes empresas estrangeiras em setores estratégicos. O Ministério Público do Tribunal de Contas da União (MP-TCU) já solicitou informações sobre contratos mantidos com a Starlink, ressaltando a importância de proteger interesses nacionais diante de investimentos estrangeiros.

Com tantos negócios e possíveis interferências no cenário político e econômico do Brasil, a presença de Elon Musk no país desperta debates sobre a soberania nacional, o controle de recursos estratégicos e a influência de grandes corporações globais em setores chave da economia. O empresário bilionário segue sendo uma figura de destaque no cenário nacional e internacional, com investimentos que geram impactos em diferentes áreas e setores da sociedade.

Botão Voltar ao topo