ALAGOAS – “Aula inaugural marca início da pós-graduação em Gestão de Cooperativas em Alagoas, com foco no desenvolvimento econômico”

Na manhã desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024, teve início as atividades da turma de pós-graduação em Gestão de Cooperativas, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Mais de 36 alunos estão participando do curso, que tem como objetivo desenvolver uma visão estratégica e fomentar um posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas.

A aula inaugural foi realizada no Auditório da Sedics, localizado no bairro de Jaraguá, e contou com a presença do renomado professor Cícero Péricles, que ministrou uma palestra sobre o papel do cooperativismo no desenvolvimento econômico do estado de Alagoas. A Superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Maria Gurgel, destacou que o curso visa atender às demandas do mercado em diversos segmentos do cooperativismo.

Segundo Maria Gurgel, a formação tem como objetivo incentivar a adoção de práticas de gestão e governança alinhadas aos princípios éticos do cooperativismo e à responsabilidade socioambiental. A secretária de Estado, Alice Beltrão, ressaltou que o curso nasceu da necessidade do setor cooperativista, visando fortalecer o segmento e proporcionar a capacitação dos profissionais envolvidos.

A programação do primeiro dia do curso incluiu a abertura oficial, a apresentação da grade do curso, um intervalo para o almoço e a primeira aula. Para os próximos meses, estão previstas atividades que visam aprofundar o conhecimento dos alunos na área do cooperativismo, economia solidária e agricultura familiar.

Essa iniciativa da Sedics e da Uneal representa um importante passo para o fortalecimento do setor cooperativista em Alagoas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado. A expectativa é que os alunos formados nesse curso se tornem agentes de transformação em suas cooperativas e comunidades, promovendo o crescimento sustentável e a inclusão social por meio do cooperativismo.

Botão Voltar ao topo