BRASIL – “Comício histórico das Diretas Já! completa 40 anos e reúne mais de 1,5 milhão de pessoas no Vale do Anhangabaú em São Paulo”

No dia 16 de abril, completaram-se 40 anos do comício de encerramento das Diretas Já!, campanha histórica que marcou a luta pela democracia no Brasil. O evento, realizado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, reuniu mais de 1,5 milhão de pessoas e foi a maior manifestação da época em prol do retorno das eleições diretas para presidente da República.

Essa jornada de mobilização teve início em novembro de 1983, com o primeiro comício unificado em frente ao Estádio do Pacaembu, que contou com a participação de mais de 70 entidades da sociedade civil e cerca de 15 mil pessoas. A campanha ganhou força rapidamente e se espalhou por todo o país, unindo diferentes cidades e capitais em torno do mesmo ideal: o restabelecimento da democracia plena.

Desde o golpe militar de 1964, o Brasil vivia sob um regime autoritário que havia suprimido os direitos democráticos do povo. Com a última eleição direta para presidente ocorrida em 1960, a população brasileira estava há 23 anos sem poder escolher diretamente seu líder máximo.

A campanha das Diretas Já! teve início em Curitiba, em janeiro de 1984, e rapidamente se espalhou por todo o país, mobilizando milhares de pessoas em manifestações e comícios que culminaram no evento histórico no Vale do Anhangabaú. A votação da emenda que propunha as eleições diretas para presidente, apresentada pelo deputado Dante de Oliveira, foi marcada para o dia 25 de abril de 1984, no Congresso Nacional.

No entanto, a emenda não obteve o número necessário de votos para ser aprovada, sofrendo uma derrota marcante. Mesmo assim, as Diretas Já! deixaram um legado de resistência e mobilização que acabaria por pavimentar o caminho para a redemocratização do Brasil, culminando na eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral em 1985.

O comício de encerramento das Diretas Já! permanece como um símbolo da luta pela democracia e da força do povo brasileiro em buscar seus direitos e conquistar um futuro mais justo e livre.

Botão Voltar ao topo