ALAGOAS – Odontólogos de 102 municípios serão capacitados para atendimento a cardiopatas na Atenção Primária: Ciclo de Oficinas começa em Maceió

Odontólogos dos 102 municípios de Alagoas serão capacitados sobre atendimento a cardiopatas na Atenção Primária. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) dará início a um ciclo de oficinas de capacitação voltadas para os profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF). O objetivo é qualificar a assistência odontológica aos pacientes cardiopatas atendidos na Atenção Primária.

O ciclo de oficinas terá início nesta sexta-feira (26) no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió. A primeira região a ser contemplada será a I Região de Saúde, que inclui além da capital, os municípios de Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Flexeiras, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. As oficinas serão divididas por regiões de saúde, com temas como “Risco de endocardite infecciosa no atendimento odontológico e manejo do paciente anticoagulado”.

De acordo com a supervisora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Lourdes Mota, a capacitação visa garantir que os pacientes cardiopatas recebam atendimento odontológico de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) municipais. Ela ressalta a importância da atualização dos profissionais para assegurar a segurança clínica dos pacientes com problemas cardíacos.

As oficinas seguirão um cronograma, abrangendo todas as regiões de saúde do estado. A Sesau enfatiza que a educação continuada é um compromisso da gestão estadual de saúde para garantir que a população seja atendida por profissionais qualificados e humanizados.

Portanto, a capacitação dos odontólogos dos 102 municípios alagoanos sobre o atendimento a cardiopatas na Atenção Primária é uma medida fundamental para melhorar a assistência odontológica oferecida aos pacientes com problemas cardíacos. A Sesau está empenhada em promover a qualificação dos profissionais de saúde, visando sempre o bem-estar e a segurança dos usuários do sistema de saúde em Alagoas.

Botão Voltar ao topo