BRASIL – Irregularidades em cobranças de cartão de crédito lideram reclamações de clientes de bancos no primeiro trimestre de 2024, aponta BC.

No primeiro trimestre de 2024, as reclamações dos clientes de bancos relacionadas a cobranças indevidas, compras não reconhecidas e falta de estorno na fatura se destacaram, conforme dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira. Um total de 1.892 queixas foram consideradas procedentes, apontando descumprimento de leis ou normas pelas instituições financeiras, com os bancos BRB, Itaú e Inter liderando as reclamações.

Os problemas mais frequentes relatados pelos clientes incluíam cobranças indevidas, compras não reconhecidas e falhas no estorno de valores. Além disso, questões relacionadas a débito automático não autorizado e diferenças em saques e depósitos também foram bastante recorrentes, com Bradesco, Inter e Caixa Econômica Federal entre os mais citados.

Outro ponto de destaque foram as reclamações referentes a atrasos na liberação de crédito, cobranças indevidas e divergências na quantidade de parcelas, registrando 762 queixas. Neste caso, Caixa Econômica Federal, Santander e Bradesco lideraram as reclamações.

As questões relacionadas ao Pix, sistema de pagamentos instantâneos, também foram mencionadas pelos clientes, com dificuldades na solicitação de devolução de valores e bloqueios indevidos sendo os principais problemas relatados. O Inter foi apontado como o banco com mais reclamações, seguido pelo BTG Pactual/Banco PAN.

O ranking elaborado pelo BC com base nas reclamações dos clientes destacou também a importância das instituições financeiras em oferecer um atendimento de qualidade e respeitar as normas do setor. Cada banco possui seus pontos fortes e desafios, o que reflete diretamente na experiência do cliente.

A Agência Brasil tentou contato com os bancos mencionados no ranking para obter seus posicionamentos sobre as reclamações. O banco Inter se pronunciou, reiterando seu compromisso com a satisfação do cliente e destacando sua pontuação elevada no Net Promoter Score, que avalia a experiência do cliente com os produtos e serviços da instituição. A busca por soluções e melhorias no atendimento é fundamental para garantir a confiança dos clientes e a excelência no serviço prestado.

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