BRASIL – STJD pune sócio-majoritário da SAF Botafogo por ofensas a arbitragem e presidente da CBF após derrota polêmica ante Palmeiras no Brasileirão.

O Tribunal Superior de Justiça Desportiva (STJD) tomou uma decisão importante nesta sexta-feira (26) ao punir o sócio-majoritário da SAF Botafogo, Jonh Textor, com uma suspensão de 45 dias e uma multa de R$ 100 mil. A punição veio após Textor proferir ofensas à arbitragem e ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, após a derrota do Botafogo por 4 a 3 para o Palmeiras no último Campeonato Brasileiro.

A decisão do pleno do STJD foi tomada em última instância, o que significa que não cabe mais recurso. Mesmo tendo cumprido 28 dias de suspensão preventiva anteriormente, Textor ainda terá que passar mais 17 dias afastado. Em uma decisão de primeira instância datada de 1º de dezembro de 2023, o sócio-majoritário já havia sido punido com 35 dias de afastamento e multa de R$ 25 mil.

A denúncia contra Jonh Textor foi baseada no não cumprimento dos artigos 243-F (ofensa à honra) e 258-B (invasão de campo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Na última segunda (22), Textor compareceu à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado para prestar esclarecimentos sobre suspeitas de manipulação de resultados de jogos. Durante seu depoimento, o dirigente criticou a forma como a CBF seleciona os árbitros para as partidas de futebol e denunciou irregularidades que teriam beneficiado o Palmeiras na conquista do título brasileiro de 2023.

Além desta punição, Jonh Textor ainda aguarda o julgamento de outros processos no STJD relacionados à falta de apresentação de provas sobre suas denúncias de esquema de manipulação de resultados. O caso permanece em aberto aguardando uma definição por parte do tribunal desportivo.

Botão Voltar ao topo