A proposta do curso era atualizar os profissionais da área da saúde em relação à coleta de citologia como forma de prevenção ao câncer de colo do útero nas mulheres. Cada município teve a oportunidade de inscrever até cinco participantes, que puderam se inscrever no site oficial do evento.
Essa foi a segunda capacitação sobre o tema promovida pela Sesau, após o sucesso do curso realizado para os municípios da II Macrorregião de Saúde do estado. Thaynara Bulhões, assessora técnica da Sumca, destacou a importância dessas ações para aprimorar a assistência oferecida às mulheres, priorizando a prevenção.
Uma das metas da capacitação foi reforçar a relevância da realização de citologias pela rede de atenção primária em saúde dos municípios como forma de identificar precocemente possíveis alterações que indiquem a presença de doenças. O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, também ressaltou a parceria com os 102 municípios alagoanos para garantir uma assistência de qualidade na área da saúde.
O evento foi uma iniciativa importante para capacitar os profissionais de saúde e fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento do câncer de colo do útero na região. A Sesau reforçou seu compromisso com a saúde pública e a promoção do bem-estar das mulheres alagoanas.