Entre os documentos encontrados estão carteiras de identidade, CPFs, cartões bancários e certidões, que foram extraviados durante o período do carnaval e verão na capital alagoana, época de grande movimentação na orla. O coordenador da Oplit, agente Adjeferson Pessoa, ressaltou a importância da parceria com os Correios para ampliar o alcance da devolução desses documentos aos seus proprietários.
Pessoa agradeceu aos Correios por disponibilizarem esse canal de acesso à população e destacou que a equipe da Oplit está aberta a novas parcerias. A gestora da Região de Atendimento e Vendas da SE/AL, Delvais Souza, recebeu os documentos e destacou a relevância desse serviço que, há mais de 30 anos, auxilia cidadãos a recuperarem itens extraviados. Antes da entrega da Oplit, cerca de 140 documentos já estavam disponíveis na agência.
Os interessados em verificar se seu documento foi encontrado podem acessar o site dos Correios. Caso o item esteja disponível, a retirada poderá ser feita mediante a apresentação de um documento oficial ou Boletim de Ocorrência, além do pagamento de uma taxa de R$ 7,25. Vale ressaltar que os documentos só podem ser retirados pelos proprietários ou representantes legais, e caso não sejam retirados em até 60 dias, são devolvidos aos órgãos emissores.
Essa ação da Polícia Civil, em parceria com os Correios, demonstra o compromisso das instituições em colaborar com a população e garantir que itens perdidos sejam devolvidos aos seus legítimos donos. É importante destacar a importância de manter os documentos em segurança e, caso sejam extraviados, buscar os serviços de Achados e Perdidos para recuperá-los.