ALAGOAS – “Alagoas celebra o Dia Internacional da Mulher com mais de 83 mil negócios liderados por mulheres empreendedoras”

No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08/03/2024, Alagoas celebra o empreendedorismo feminino com mais de 83 mil negócios liderados por mulheres. Um estudo divulgado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) revelou que do total de empresas ativas no estado, 83.442 possuem mulheres como empreendedoras, sócias, diretoras ou representantes.

O estudo aponta que, apesar de as mulheres representarem 52,1% da população de Alagoas, apenas 30,04% dos negócios ativos são liderados por elas. As áreas de destaque para empreendedoras incluem comércio e alojamento e alimentação, representando 56,1% do total de empresas.

Um dos exemplos de sucesso é a empresária Tatiana Boia, que inaugurou a Oficial Pizzas e Massas em Maceió, capital do estado. Com um conceito inovador que mescla fornecimento de alimentos com temática nostálgica dos anos 80 e 90, Tatiana já planeja expandir seu negócio para outras localidades.

Outra empreendedora de destaque é Cynara Rocha, que trocou a carreira de advogada pelo sonho de trabalhar com sorvetes e gelatos. Seu negócio, Maria Pitanga Serraria, registrado em fevereiro de 2020, tem prosperado e ela planeja abrir uma nova loja da franquia.

O presidente da Juceal, Ricardo Dória, ressalta a importância do estudo inédito realizado pela entidade para criar políticas públicas que promovam a diversificação do empreendedorismo e ofereçam mais oportunidades para as mulheres no estado. Com 83.442 empresas lideradas por mulheres, Alagoas busca construir um ambiente empresarial que incentive e apoie a presença feminina no mundo dos negócios.

Botão Voltar ao topo