ALAGOAS – Estudo internacional liderado pelo Hospital Metropolitano de Alagoas promete revolucionar tratamento de AVC, com foco na mobilização precoce dos pacientes.

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), localizado em Maceió, está participando de um estudo internacional que promete revolucionar o tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Chamado de Avert Dose, o estudo tem como foco a avaliação da dose ideal de mobilização precoce para aprimorar a recuperação dos pacientes atingidos por AVC.

A equipe de Fisioterapia e Enfermagem do HMA, sob a liderança da professora Jussara Baggio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), já incluiu seis pacientes da Unidade de AVC do hospital que atendem aos critérios estabelecidos para a pesquisa. A expectativa é concluir o estudo até o final deste ano, após atender 465 pacientes em 2023 e 56 nos primeiros meses de 2024.

O estudo Avert Dose, conduzido pelo The Florey Institute, da Austrália, envolverá cerca de 2.500 pacientes em mais de 50 hospitais ao redor do mundo, incluindo oito centros no Brasil, sendo o HMA um deles. O objetivo é identificar o melhor programa de treinamento de mobilidade precoce para pacientes com AVC isquêmico de gravidade leve a moderada.

Os resultados preliminares têm sido promissores, como o caso do aposentado José Paulo Batista da Silva, de 68 anos, que participou do estudo no HMA e recebeu tratamento médico e de reabilitação. Ele elogiou a equipe pelo processo de reabilitação, que o deixou praticamente sem sequelas. Outro paciente, José Pedro dos Santos, de 70 anos, também se mostrou satisfeito com os resultados, destacando a importância do tratamento recebido.

A pesquisadora Jussara Baggio ressaltou a relevância do estudo, que poderá melhorar a independência funcional dos pacientes pós-AVC. A mobilização precoce, quando feita adequadamente, pode contribuir para uma recuperação mais eficaz, reduzindo complicações e custos para o hospital e para a família do paciente.

Lucymilla Santos, coordenadora de Reabilitação do HMA, destacou a oportunidade única do hospital em participar de um estudo que poderá influenciar o tratamento de AVC em escala global. Após a conclusão do estudo, espera-se que um protocolo eficaz de recuperação seja implementado em hospitais ao redor do mundo, melhorando a qualidade de vida dos pacientes atingidos por AVC.

Botão Voltar ao topo