ALAGOAS – Governo anuncia construção de seis novos Espaços Culturais em Alagoas através do Novo PAC Seleções 2023

No dia 08 de março de 2024, Alagoas recebeu uma excelente notícia no campo da cultura. Seis novos Espaços Culturais foram aprovados no Novo PAC Seleções 2023, garantindo um avanço significativo na promoção cultural do estado. Os projetos foram aprovados para os municípios de Arapiraca, Maceió, Pilar, Rio Largo, Santana do Ipanema e União dos Palmares, representando um importante passo para democratizar o acesso à cultura e às atividades artísticas em diferentes regiões alagoanas.

O anúncio foi feito pelo Governo Federal, com a presença da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. O Estado de Alagoas, por meio da Secult, obteve aprovação em todas as seis vagas disponíveis, demonstrando um comprometimento com o fortalecimento do cenário cultural local. Para viabilizar esses projetos, o Estado e os municípios disponibilizarão os terrenos, enquanto o Governo Federal ficará responsável por custear a construção dos equipamentos culturais.

O Novo PAC Seleções tem como objetivo a construção de 300 novos CEUs da Cultura em todo o país, sendo que Alagoas teve seis de seus projetos aprovados para receber esses espaços multifuncionais. Essa iniciativa visa atender áreas com maior vulnerabilidade socioeconômica, ampliando a cobertura nacional desses equipamentos culturais em 46%. Os CEUs da Cultura proporcionam à população acesso a diversas atividades culturais e comunitárias, promovendo a expressão corporal, atividades físicas, arte, educação, trabalho e renda.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou que essa conquista representa um importante impulso para a democratização do acesso à cultura e para o desenvolvimento social e econômico dos municípios contemplados. Com a aprovação desses projetos, Alagoas dá mais um passo rumo à valorização e promoção da cultura em todo o estado.

Botão Voltar ao topo