ALAGOAS – Programa Estadual de Cardiopediatria retoma atendimentos no Hospital Hapvida, ampliando assistência para crianças com cardiopatia congênita.

Na tarde de quinta-feira, dia 07 de março de 2024, o Programa Estadual de Cardiopediatria foi retomado no Hospital do Hapvida, em uma iniciativa ampliada pelo Governo do Estado de Alagoas para atender ainda mais crianças com cardiopatia congênita. O programa, denominado Coraçãozinho, estava paralisado devido a trâmites relacionados à venda do antigo Hospital do Coração de Alagoas.

Com a reativação do programa em parceria com o Hospital Maceió, os atendimentos voltaram a ocorrer, garantindo diagnóstico, exames, cirurgias e acompanhamento médico adequado para bebês cardiopatas. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou o compromisso do governo em dar continuidade à iniciativa e assegurar que todas as crianças operadas serão acompanhadas como sempre foi feito.

Atualmente, 14 crianças cardiopatas estão aptas a realizar o procedimento em Alagoas, sendo acompanhadas por uma equipe multidisciplinar do programa. Outras seis crianças já têm datas agendadas para cirurgias em outros estados, por meio da Central Nacional de Alta Regulação.

Mais de 800 crianças já foram operadas pelo programa e a expectativa é de que esse número aumente consideravelmente com a ampliação dos atendimentos. O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, comemorou o retorno dos atendimentos e ressaltou a importância da parceria com o Hospital Maceió, destacando a qualidade da estrutura e da equipe profissional.

Uma das primeiras crianças operadas após a retomada do programa foi Melinda Vitória Souza, que nasceu prematura e com baixo peso, sendo um caso de risco para a permeabilidade do canal arterial. A cirurgia realizada foi bem-sucedida e a mãe da criança, Estter Luanny Souza, celebrou o bom resultado e a atenção dos médicos para com sua filha. O cardiologista José Leitão, coordenador estadual da cirurgia cardíaca pediátrica, acompanhou o caso e explicou que a recuperação de Melinda Vitória está sendo satisfatória, com a meta de que ela receba alta entre cinco a sete dias.

A retomada do Programa Estadual de Cardiopediatria no Hospital do Hapvida representa um avanço significativo no cuidado com crianças cardiopatas em Alagoas, proporcionando atendimento de qualidade e garantindo que mais pacientes recebam o tratamento necessário.

Botão Voltar ao topo