Assembleia Legislativa debate saúde da mulher alagoana no Dia da Mulher com foco em câncer de mama e colo do útero.

Assembleia Legislativa destaca a importância da saúde da mulher alagoana

Na manhã desta sexta-feira, 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou uma sessão especial para discutir a saúde da mulher no estado, com foco na prevenção, tratamento e acompanhamento do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa partiu da deputada Rose Davino (PP), que ressaltou a importância de abordar temas como a saúde das mamas, a saúde ginecológica e a saúde psicológica.

Durante o evento, profissionais e palestrantes destacaram a importância da conscientização e da promoção da saúde feminina. A deputada Davino enfatizou a importância da prevenção, que inclui a vacinação, exames regulares e autocuidado. Além disso, ressaltou a necessidade de políticas públicas que garantam o bem-estar das mulheres que enfrentam essas doenças.

O subsecretário da Saúde Municipal de Maceió, Everaldo Marques, agradeceu à deputada pela iniciativa e apresentou dados e planos para o combate ao câncer de mama e de colo do útero em Alagoas. Ele ressaltou a importância do diagnóstico precoce e da integração entre as secretarias municipais e estadual de saúde para garantir um tratamento eficaz e contínuo.

A psicóloga Natsha Taques Coutinho, fundadora da Vínculos Psicologia, destacou a importância da saúde mental no enfrentamento dessas doenças. Ela ressaltou que o tratamento não pode se limitar aos aspectos médicos, sendo fundamental um suporte psicológico para lidar com os impactos emocionais que o diagnóstico traz.

Além das autoridades presentes, a sessão contou com a participação de representantes de diversos setores da sociedade, como poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, defensores, advogados, imprensa e organizações não governamentais.

A iniciativa da Assembleia Legislativa de Alagoas reforça a importância da conscientização e do cuidado com a saúde da mulher, especialmente no que diz respeito à prevenção e tratamento do câncer de mama e do colo do útero. A luta pela igualdade de gênero passa, também, pelo acesso a serviços de saúde de qualidade e pelo apoio emocional necessário para enfrentar os desafios que surgem no caminho.

Botão Voltar ao topo