BRASIL – Apenas 250 mil doses da vacina contra a dengue foram aplicadas de um total de 1,2 milhão distribuídas pelo governo federal

A campanha de vacinação contra a dengue, promovida pelo governo federal em parceria com 521 municípios do país, demonstrou um baixo índice de adesão até o momento. De acordo com dados divulgados pelo diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, apenas 250 mil doses das 1,2 milhão distribuídas foram aplicadas até o momento.

Durante entrevista coletiva, Gatti ressaltou que a pasta já contabiliza 365 mil doses aplicadas, incluindo iniciativas como a realizada pelo município de Dourados, em Mato Grosso do Sul, que está imunizando toda a população local com idade entre 4 e 59 anos. A estratégia visa combater a propagação da doença e foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o fabricante da vacina Qdenga.

Inicialmente, as doses foram direcionadas para crianças de 10 e 11 anos, porém, devido à baixa procura e à proximidade da data de validade de algumas doses, o Ministério da Saúde optou por ampliar a faixa etária para adolescentes de 12 a 14 anos. A vacinação é realizada em 521 municípios de 16 estados brasileiros e no Distrito Federal, abrangendo regiões consideradas endêmicas para a dengue.

A pediatra Natália Bastos, em entrevista, alertou para a importância da vacinação, principalmente diante do aumento de casos de dengue. Ela ressaltou a segurança e eficácia da vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório Takeda, e incentivou os pais a procurarem as unidades de saúde para imunizarem seus filhos de 10 a 11 anos. O esquema vacinal completo, com duas doses, garante cerca de 80% de eficácia e apresenta efeitos colaterais mínimos quando comparados aos sintomas da infecção por dengue.

Diante do cenário crítico da dengue no país, é essencial que a população se conscientize sobre a importância da vacinação como medida preventiva para combater a propagação da doença. A colaboração de todos os municípios é fundamental para o sucesso da campanha de imunização e para a proteção da saúde da população.

Botão Voltar ao topo