BRASIL – Brasil fechará acordo para produção da vacina Qdenga em parceria com laboratório Takeda e Fiocruz, anuncia ministra da Saúde

Em um anúncio importante para a área da saúde no Brasil, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, revelou que um acordo de parceria de desenvolvimento produtivo entre o laboratório Takeda e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção da vacina Qdenga será fechado em breve. Durante uma entrevista à imprensa realizada na última sexta-feira (8), a ministra afirmou que já estão no caminho certo e que em breve poderá ser anunciada a data exata da assinatura do acordo, que possibilitará a produção local da vacina.

Além disso, Nísia Trindade ressaltou que, juntamente com esse acordo, será realizado um levantamento da capacidade nacional para ampliar a produção do imunizante, envolvendo tanto laboratórios públicos, como a Fiocruz, quanto laboratórios privados que possam contribuir para esse processo. A ministra destacou que o acordo será divulgado com todos os detalhes necessários para garantir o sucesso da produção local da vacina Qdenga.

Durante a entrevista, a ministra também mencionou o acompanhamento do desenvolvimento de uma vacina contra a dengue pelo Instituto Butantan. Segundo Nísia Trindade, o imunizante encontra-se em fase final de ensaios clínicos, com a previsão de submissão do pedido de registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda este ano. A expectativa é que essa vacina, que será administrada em uma única dose, possa se tornar uma importante ferramenta de proteção contra a dengue.

Portanto, as iniciativas do governo brasileiro em parceria com instituições renomadas como a Fiocruz e o Instituto Butantan demonstram um comprometimento com a saúde pública e o desenvolvimento de vacinas essenciais para a proteção da população contra doenças infecciosas. A assinatura do acordo com a Takeda para a produção local da vacina Qdenga representa mais um passo importante nesse sentido, trazendo esperança para o controle e prevenção de doenças no país.

Botão Voltar ao topo