BRASIL – Monitor da Violência Contra a Mulher: Rio de Janeiro amplia combate à violência feminina com novo painel interativo do ISP.

O estado do Rio de Janeiro avançou no combate à violência contra a mulher com a implementação do Monitor da Violência Contra a Mulher, desenvolvido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Essa ferramenta interativa permitirá à Secretaria de Estado da Mulher monitorar de forma mais eficaz as diversas formas de violência que atingem a população feminina.

O Monitor da Violência Contra a Mulher fornecerá informações mensais detalhadas sobre os delitos praticados contra as mulheres em cada município, bem como nas áreas de atuação das delegacias e batalhões de polícia. Isso possibilitará uma análise mais precisa e eficiente para a promoção de políticas públicas voltadas para a prevenção, acolhimento das vítimas e punição dos agressores.

De acordo com a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, o objetivo do painel é proporcionar subsídios para a criação de políticas embasadas em evidências, sendo uma iniciativa ágil, dinâmica e direta. A ferramenta foi projetada para auxiliar a Secretaria da Mulher na análise local das vítimas, levando em consideração a realidade de cada região.

Entretanto, somente os servidores da Secretaria da Mulher terão acesso ao painel, o qual será fundamental para o enfrentamento à violência de gênero nos 92 municípios fluminenses. Além disso, o governo estadual tem adotado medidas eficazes para combater a violência doméstica e familiar, incluindo o incentivo ao registro de ocorrências por parte das vítimas.

Uma das ações para ampliar a visibilidade das estatísticas de violência contra a mulher é o lançamento da plataforma ISPMulher, que permite à população acompanhar os dados desses crimes, bem como obter informações sobre a Rede de Atendimento à Mulher Vítima. O Instituto de Segurança Pública também divulga o Dossiê Mulher, que é referência no estudo das mulheres vítimas no estado do Rio de Janeiro.

Com 14 delegacias e seis núcleos de atendimento especializados, além do Programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, o Rio de Janeiro demonstra um compromisso sólido na proteção e acolhimento das mulheres vítimas de violência. Essas iniciativas refletem o esforço conjunto das autoridades para garantir a segurança e o bem-estar das mulheres em toda a região.

Botão Voltar ao topo