BRASIL – Prazo para transmissão de informações de matrícula no programa Pé-de-Meia termina nesta sexta-feira (8), alerta Ministério da Educação.

Termina nesta sexta-feira (8) o prazo para sistemas de ensino e instituições federais ofertantes de ensino médio que aderiram ao programa Pé-de-Meia transmitirem ao Ministério da Educação (MEC) as informações de matrícula dos estudantes. O envio dos dados deve ser feito via Sistema Gestão Presente, utilizando planilha ou interface de programação de aplicações. Aqueles que enviarem as informações dentro do prazo estabelecido vão receber o incentivo-matrícula, no valor de R$ 200, em uma única parcela, entre os dias 26 de março e 7 de abril.

Segundo o Ministério da Educação, até o dia 14 de junho ainda será possível fazer correções e atualizações nos dados por parte dos sistemas de ensino e das instituições federais. Caso seja necessário, o pagamento do Incentivo-Matrícula poderá ser realizado até o dia 1º de julho de 2024.

É importante ressaltar que o não compartilhamento das informações dentro dos prazos estabelecidos no termo de compromisso assinado pelas redes participantes do Pé-de-Meia poderá afetar o recebimento dos incentivos referentes ao período em que as informações não foram enviadas.

O Pé-de-Meia é um programa instituído pela Lei nº 14.818/2024, que tem como objetivo fornecer um incentivo financeiro-educacional na modalidade poupança, visando a permanência e conclusão escolar dos estudantes matriculados no ensino médio público. A ideia do programa é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, promovendo inclusão social e estimulando a mobilidade social.

Estados, o Distrito Federal e municípios devem colaborar e fornecer as informações necessárias para a execução do incentivo, permitindo o acesso dos estudantes matriculados em suas redes de ensino ao programa Pé-de-Meia. A iniciativa visa contribuir para um cenário educacional mais igualitário e oferecer oportunidades de progresso e desenvolvimento para a juventude estudantil do país.

Botão Voltar ao topo