BRASIL – Presidente Lula enfatiza que direitos das mulheres são conquistas de classe, não concessões governamentais, durante almoço em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso emocionante nesta sexta-feira (8) em um almoço comemorativo ao Dia Internacional das Mulheres, em Brasília. Lula enfatizou que os direitos e liberdades conquistados pelas mulheres não foram concedidos pelos governantes, mas sim fruto de lutas e conquistas de classe. Para ele, é fundamental que as mulheres continuem buscando mais e não se contentem com o que já foi alcançado.

Segundo o ex-presidente, as conquistas das mulheres são recentes e demandam tempo para serem efetivamente implementadas na sociedade. Ele destacou a importância de incutir na cabeça das pessoas a ideia de respeito e igualdade de gênero. Lula ressaltou também que, apesar de avanços significativos, ainda falta aos homens assumir responsabilidades consideradas tradicionalmente femininas, como cuidar da casa e das crianças.

Durante o evento, o governo federal lançou um pacote de políticas para mulheres, com medidas que visam combater a violência física, moral e política, além de promover a autonomia econômica e a participação das mulheres em espaços de poder. O objetivo é reforçar o enfrentamento às desigualdades de gênero e ampliar as oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho.

O almoço contou com a presença da primeira-dama Janja da Silva, de ministras de Estado e outras servidoras do governo. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ressaltou a importância de incluir as mulheres nas decisões políticas e garantir que suas vozes sejam ouvidas. Ela afirmou que as mulheres devem ter um papel prioritário nas políticas públicas, destacando que a maioria das pessoas que sofrem com a fome no país são mulheres.

Em resumo, o evento reforçou a importância da luta das mulheres por igualdade e reconhecimento, bem como a necessidade de políticas públicas eficazes para promover a inclusão e a valorização do papel feminino na sociedade. Lula encerrou seu discurso incentivando as mulheres a seguirem lutando por seus direitos e se orgulharem das conquistas já alcançadas.

Botão Voltar ao topo