BRASIL – TSE estabelece critérios para identificar fraudes nas cotas de gênero nas eleições municipais em resolução inédita e rígida

Nas eleições municipais deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) introduziu de forma inovadora critérios objetivos para identificar fraudes na cota de gênero. Em uma resolução aprovada em fevereiro, os ministros do TSE estabeleceram regras claras para afastar qualquer dúvida sobre condutas eleitorais impróprias.

De acordo com as novas normas, uma candidata a vereadora com votação insignificante, independentemente da justificativa para a baixa votação, será automaticamente considerada uma fraude. Da mesma forma, a candidatura feminina será classificada como laranja se a prestação de contas se assemelhar a outra candidatura ou se a candidata não realizar atos de campanha em benefício próprio.

Além disso, os votos recebidos por uma legenda ou coligação envolvida em fraude devem ser anulados, resultando na cassação de toda a bancada eventualmente eleita. Essa medida, considerada rigorosa pelos partidos, é fruto de anos de julgamentos e condenações, especialmente nas eleições municipais mais recentes.

Especialistas destacam que a resolução do TSE marca um novo patamar na luta contra fraudes na cota de gênero, proporcionando diretrizes mais claras para a atuação da Justiça Eleitoral. O avanço nas regulamentações também tem o objetivo de aumentar a representação feminina nos cargos políticos, que historicamente têm sido dominados por homens.

O aprimoramento legislativo e jurídico ao longo dos anos levou a uma maior conscientização sobre a importância da participação das mulheres na política. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir a paridade de gênero no Legislativo, visto que as mulheres representam 53% do eleitorado, mas ocupam apenas 17,7% das cadeiras no Congresso Nacional.

Para evitar fraudes, advogadas especializadas em direito eleitoral recomendam um envolvimento mais ativo das mulheres na vida partidária, desde o início do processo político, como forma de prevenir possíveis irregularidades. Com a resolução do TSE estabelecendo critérios mais precisos, espera-se que as fraudes sejam detectadas e punidas de forma mais eficaz e rápida, contribuindo para um processo eleitoral mais transparente e justo.

Botão Voltar ao topo