MACEIÓ – Faixa exclusiva em Maceió liberada para ônibus de turismo e veículos cadastrados, medida visa melhorar mobilidade urbana

Novas medidas foram implementadas em Maceió para facilitar o tráfego de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo na cidade. A autorização para que esses veículos trafeguem na faixa exclusiva foi publicada no Diário Oficial do Município e já está em vigor, trazendo benefícios para o turismo local.

O presidente do Sindicato Das Empresas De Transporte De Passageiros Por Fretamento E Turismo De Alagoas (Sinfretur/AL), Carlos Calheiros, destacou a importância dessa medida para a melhoria da mobilidade urbana e o incentivo ao turismo na cidade. Segundo ele, a mudança resultará em benefícios tanto para os turistas quanto para a cidade e o meio ambiente, melhorando o tempo de deslocamento e a organização do trânsito.

Além dos transportadores turísticos, outros veículos também estão autorizados a usar a faixa exclusiva, como táxis, transportes escolares, transportes intermunicipais e veículos da Secretaria Municipal de Saúde. Essa medida visa organizar o tráfego na cidade e desafogar as outras faixas de circulação.

O diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano de Maceió (SMTU), Glauco Oliveira, ressaltou a importância de replicar as permissões existentes e acrescentar novos trechos com faixas exclusivas. Com os novos trechos incluídos, a cidade agora conta com 25,77 km de faixas exclusivas, facilitando o deslocamento dos veículos autorizados.

É importante ressaltar que o tráfego na faixa exclusiva é proibido para outros veículos durante determinados horários nos dias úteis, visando garantir a fluidez do trânsito. Aos sábados, domingos e feriados, o uso da via é liberado em todos os horários.

Essas medidas demonstram o compromisso da gestão municipal em melhorar a mobilidade urbana e incentivar o turismo na cidade de Maceió. Com a ampliação das faixas exclusivas e a autorização para veículos cadastrados, a expectativa é de um impacto positivo no trânsito e na qualidade dos serviços prestados aos turistas que visitam a região.

Botão Voltar ao topo