MACEIÓ – Transformação e superação: moradora da grota do Estrondo reflete sobre violência doméstica e busca recomeço no Dia Internacional da Mulher.

No último Dia Internacional da Mulher, o programa itinerante Brota na Grota proporcionou um momento de acolhimento e empoderamento para mulheres vítimas de violência doméstica, como Michele Ferreira, moradora da Grota do Estrondo, na Pitanguinha. Em um relato emocionante, Michele compartilhou sua jornada de superação após ser vítima de agressões por parte de seu ex-marido.

Mãe de dois filhos pequenos, Michele passou por momentos difíceis em seu relacionamento, que culminaram em agressões físicas e ameaças. No entanto, ela encontrou forças para buscar ajuda e se inscrever no programa de aluguel social Maria da Penha, oferecido pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). Hoje, ela se sente mais forte e determinada a cuidar de si mesma e de seus filhos.

Durante a ação do Brota na Grota, diversas mulheres como Michele e Andressa Alves encontraram apoio e oportunidades para reconstruir suas vidas e conquistar independência financeira. Além dos serviços oferecidos pela Semuc, como o aluguel social Maria da Penha e a CNH Social Maria da Penha, as participantes também puderam se inscrever em cursos de empreendedorismo e receber orientações jurídicas.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Ruany Bianca, ressaltou a importância do acolhimento humanizado oferecido pela Prefeitura de Maceió nessas ações itinerantes. Segundo ela, as mulheres chegam com a autoestima abalada, mas saem com esperança e determinação para mudar suas vidas.

Andressa Alves, outra moradora da grota que participou do programa, compartilhou seu desejo de abrir seu próprio negócio após passar por uma gravidez e ter que sair do trabalho. Com a oportunidade oferecida pela Prefeitura, ela se inscreveu em um curso de salgadeira e viu suas esperanças renovadas.

Em meio a histórias de superação e recomeço, o programa Brota na Grota se destacou como um instrumento de transformação na vida das mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa da Prefeitura de Maceió, aliada ao apoio e acolhimento oferecidos pela Semuc, tem sido fundamental para empoderar essas mulheres e ajudá-las a conquistar uma vida digna e independente.

Botão Voltar ao topo