ALAGOAS – Governo de Alagoas planeja distribuir mais de mil toneladas de sementes para combater a fome em 2024

No dia 28 de março de 2024, o Governo do Estado de Alagoas anunciou o programa Alagoas Sem Fome, uma iniciativa que visa combater a insegurança alimentar no estado. Uma das principais ações desse programa é a distribuição de mais de mil toneladas de sementes para plantio ao longo do ano.

A agricultura familiar é vista como peça-chave nessas estratégias, uma vez que não só gera renda no campo, mas também possibilita que alimentos saudáveis cheguem às mesas das famílias alagoanas. Segundo a secretária Paula Dantas, coordenadora do programa, a agricultura familiar tem um papel fundamental na garantia de alimentos de qualidade e regionalizados para diferentes instituições, como creches, escolas e empresas.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) é responsável por desenvolver programas e ações que fortalecem os agricultores familiares em Alagoas. Um dos focos é a produção de leite, milho, feijão, arroz, frutas e legumes, permitindo o plantio durante todo o ano e gerando oportunidades.

A secretária executiva da Agricultura Familiar, Renata Andrade, ressalta a importância de parcerias com órgãos do governo federal, cooperativas e grupos produtivos para aumentar a produtividade dos agricultores e garantir independência financeira às famílias.

Além disso, o programa Alagoas Sem Fome também inclui ações como o PAA na modalidade compra institucional, que proporciona oportunidades de comercialização para os agricultores familiares, gerando renda no campo. O programa também contempla a distribuição de leite para escolas públicas, beneficiando as famílias mais necessitadas.

Outra iniciativa importante é o programa Planta Alagoas, que prevê a distribuição de 1,1 mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz, beneficiando 70 mil agricultores familiares. Além disso, serão distribuídas mudas frutíferas no segundo semestre do ano, fortalecendo a produção agrícola do estado.

A Seagri também tem entregado kits de irrigação para auxiliar no plantio dos agricultores, beneficiando centenas de famílias em todo o estado. Ações como assistência técnica e acesso a mercados também estão sendo desenvolvidas para fortalecer a produção agropecuária familiar e gerar renda no campo.

Botão Voltar ao topo