ALAGOAS – Equipes do Hemoal promovem coletas externas de sangue em Arapiraca e União dos Palmares nesta terça-feira, facilitando acesso dos voluntários.

Equipes itinerantes do Hemoal promovem coletas externas de sangue em Arapiraca e União dos Palmares nesta terça

Nesta terça-feira (16), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está realizando coletas externas de sangue em Arapiraca e União dos Palmares, no interior do estado. A ação visa facilitar o acesso dos alagoanos voluntários à prática da doação de sangue, um gesto que pode salvar até quatro vidas.

Em Arapiraca, a coleta está sendo realizada na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Simultaneamente, em União dos Palmares, os voluntários podem doar sangue no Hospital Regional da Mata (HRM) no horário das 8h às 16h.

Essas ações externas do Hemoal são fundamentais para manter o estoque de sangue do hemocentro estável, garantindo o abastecimento de hemocomponentes para as maternidades, hospitais públicos e filantrópicos da capital e do interior do estado. A doação voluntária de sangue é essencial para salvar vidas e ajudar aqueles que necessitam de transfusões sanguíneas para se recuperar de condições de saúde graves.

Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem atender aos critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É necessário estar em bom estado de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Além disso, é exigido um documento de identificação com foto, estar alimentado e evitar alimentos gordurosos antes da doação.

É importante ressaltar que pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos não podem doar sangue. Mulheres grávidas ou amamentando também são impedidas de doar, assim como aqueles que fizeram tatuagens, maquiagem definitiva ou colocaram piercings nos últimos 12 meses.

A doação de sangue é um ato nobre e solidário que pode fazer a diferença na vida de quem precisa. As equipes itinerantes do Hemoal estão trabalhando arduamente para garantir que a população de Arapiraca e União dos Palmares tenha a oportunidade de contribuir com essa causa tão importante.

Botão Voltar ao topo