BRASIL – Deputado Glauber Braga expulsa militante do MBL da Câmara dos Deputados após discussão acalorada e acusações mútuas de agressão e difamação.

Na tarde desta terça-feira (16), a Câmara dos Deputados foi palco de um episódio tenso envolvendo o deputado federal Glauber Braga, do PSOL-RJ, e um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) identificado como Gabriel Costanero. O conflito teve início quando Costanero abordou e insultou o parlamentar, chamando-o de “burro” e “fraco” durante uma transmissão online.

Segundo relatos, a discussão entre os dois se intensificou quando Braga mencionou o envolvimento de Costanero em casos de violência doméstica contra uma ex-companheira. O militante de direita, por sua vez, alegou se tratar de difamação e continuou a proferir xingamentos contra o deputado. A situação se agravou quando Costanero fez menções à mãe de Glauber Braga, o que resultou em um empurrão do parlamentar, expulsando o ativista das dependências da Câmara por uma das portas laterais.

O incidente foi presenciado por diversas pessoas e registrado em vídeos que circularam pelas redes sociais. Em resposta, Glauber Braga publicou um vídeo no qual justifica suas ações, alegando que Costanero possui um histórico de agressão a mulheres e provocações anteriores a outros militantes. O deputado do PSOL ainda afirmou não se arrepender do que fez e reiterou sua postura de enfrentamento contra membros do MBL.

Em contrapartida, o líder do MBL Kim Kataguiri exigiu a cassação de Glauber Braga, defendendo Costanero e alegando que não há provas de agressão por parte dos membros do movimento. Kataguiri questionou a permanência do deputado do PSOL na Câmara, citando múltiplas provas contra ele.

Apesar da polêmica, até o momento o MBL não se pronunciou oficialmente sobre o incidente. O clima de tensão entre militantes de diferentes espectros políticos na esfera pública evidencia a polarização que marca o cenário político brasileiro.

Botão Voltar ao topo