BRASIL – Governo de São Paulo realiza leilão da Emae para consolidar privatização; Sabesp também está em pauta na semana decisiva.

O governo de São Paulo está prestes a consolidar a privatização da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) com a realização de um leilão na próxima sexta-feira (19). O evento será realizado na sede da B3, em São Paulo, e espera-se que as companhias interessadas apresentem seus valores para a aquisição da empresa.

O leilão será realizado em lote único e abrange um total de 14,7 milhões de ações, das quais 14,4 milhões pertencem ao governo e 350 mil à Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). O lance mínimo para a aquisição é de mais de R$ 776,89 milhões, considerando que cada ação está sendo vendida por R$ 52,85.

Durante a sessão do leilão, os participantes terão a oportunidade de fazer lances por meio de um sistema de viva-voz, caso haja propostas até 20% below da melhor oferta apresentada. Além disso, todos os interessados devem fornecer garantias financeiras correspondentes a 1% do valor total estabelecido para a venda das ações.

A Emae é responsável pela operação de um sistema hidráulico e de geração de energia elétrica na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Médio Tietê. A empresa conta atualmente com 361 funcionários e está passando por um período de alterações devido a um programa de desligamento incentivado.

O leilão da Emae segue a tendência de privatização de empresas no estado de São Paulo, que também inclui a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O projeto de privatização da Sabesp tem gerado debates e manifestações, com a preocupação de que a venda da empresa pública afete o acesso da população aos serviços de água e esgoto, considerados fundamentais e assegurados pela Constituição Federal.

O governador Tarcísio de Freitas defende que a privatização da Emae e da Sabesp não resultará em aumento nos preços dos serviços prestados. Segundo ele, o objetivo é atrair investimentos e acelerar as metas de universalização dos serviços de água e esgoto estabelecidas para 2033. A privatização dessas empresas visa garantir um melhor atendimento à população e a modernização dos serviços.

Botão Voltar ao topo