BRASIL – Senado aprova PEC que criminaliza posse e porte de drogas ilícitas, com distinção entre usuários e traficantes, em dois turnos de votação.

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) uma proposta que pode representar uma mudança significativa na legislação brasileira. Trata-se da inclusão na Constituição Federal da criminalização da posse e do porte de qualquer quantidade de droga ilícita. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) recebeu 53 votos favoráveis e nove contrários no primeiro turno, e 52 favoráveis e nove contrários no segundo turno.

A PEC, apresentada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acrescenta um inciso ao art. 5º da Constituição Federal para tornar crime a posse e o porte de entorpecentes sem autorização ou em desacordo com a lei, independentemente da quantidade. Contudo, a proposta ressalta a distinção entre traficantes e usuários, indicando que os usuários devem receber penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência.

De acordo com Pacheco, a PEC estabelece que o usuário de drogas não será penalizado com prisão, com o objetivo de direcionar o foco para o combate ao tráfico. Vale ressaltar que a proposta não afeta a utilização de substâncias derivadas de drogas ilícitas para fins medicinais.

A atual Lei nº 11.343, de 2006, conhecida como Lei das Drogas, considera crime vender, transportar ou fornecer drogas, com penas de reclusão de cinco a 15 anos, além de multa. Além disso, adquirir, guardar, transportar ou cultivar drogas para consumo pessoal também é crime, com penas como advertência e prestação de serviços à comunidade. Não há uma distinção clara de quantidades entre tráfico e uso pessoal na legislação vigente.

Essa decisão do Senado surge em meio a um debate em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte de drogas. O julgamento está susp…

Botão Voltar ao topo