BRASIL – Abril Vermelho: MST marca 28 anos do massacre de Eldorado dos Carajás com ato em defesa da reforma agrária no Brasil.

O dia 17 de abril é sempre marcado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como um marco na luta pela reforma agrária. Essa data recorda o trágico assassinato de 21 trabalhadores rurais em 1996, na conhecida Curva do S, localizada na rodovia PA-150, no município de Eldorado dos Carajás, Pará. Nesse episódio, policiais militares armaram uma emboscada e atiraram contra um grupo de manifestantes do MST que marchava em direção a Belém. Esse local tornou-se um memorial em homenagem aos mártires do movimento, sendo palco de atividades anuais promovidas pelo MST.

Neste ano, o MST celebra 28 anos desde o massacre, com um ato político e religioso em defesa de uma reforma agrária que promova a agricultura familiar sustentável. As atividades começam às 8h, com música, poesia, dança e discursos, entre as castanheiras que adornam o local. A luta pela reforma agrária, chamada de Abril Vermelho, já mobilizou mais de 20 mil famílias em 14 estados, com 24 ocupações de terra. Segundo o movimento, existem 105 mil famílias acampadas em todo o país aguardando por um pedaço de terra.

Em meio a essa jornada de luta, o governo federal anunciou o programa Terra da Gente, que busca assentar 295 mil famílias até 2026. Além das formas tradicionais de reforma agrária, como a desapropriação de áreas improdutivas, a iniciativa permitirá a transferência de terras de grandes devedores da União. Essa estratégia visa agilizar o processo de obtenção de terras e ampliar a produção de alimentos saudáveis no Brasil.

Embora o orçamento destinado à reforma agrária tenha sido recomposto este ano, ainda é considerado um dos menores dos últimos 20 anos, com recursos de R$ 520 milhões. O MST segue na luta por uma reforma agrária justa e pelo direito à terra para todos os trabalhadores rurais, em um movimento que busca garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do país.

Botão Voltar ao topo