Projeto de lei propõe a criação do Centro Industrial do Alto Sertão para o desenvolvimento econômico da região do Sertão alagoano

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 16, na Assembleia Legislativa de Alagoas, os parlamentares tiveram uma extensa pauta para ser apreciada, com destaque para o projeto de lei ordinária nº 789/2022, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB). Este projeto propõe a criação do Centro Industrial do Alto Sertão-CIAS, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento industrial sustentável na região do Sertão alagoano.

Segundo Loiola, o CIAS deverá ser instalado em uma área próxima a um sistema viário, linhas de transmissão de energia elétrica e adutoras de água, após consulta ao Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Conedes). A implantação, manutenção e operação do CIAS será feita por meio de concessão pública, seguindo as normas estabelecidas pelo decreto federal 8.428/2015.

O deputado ressalta que a implementação desta política de parceria público-privada visa acelerar o crescimento socioeconômico regional, gerando novos empregos, receitas e até mesmo a criação de um distrito industrial no Alto Sertão alagoano. Loiola defende que o Estado deve desempenhar um papel ativo no desenvolvimento econômico, enquanto a iniciativa privada atua como investidora.

Após passar pela 1ª discussão, o projeto aguarda votação em 1º turno, o que demonstra a relevância e a atenção que os parlamentares estão dando a esta iniciativa. A criação do CIAS pode representar um marco para o desenvolvimento econômico da região, trazendo benefícios para a população local e impulsionando a atividade industrial no Sertão alagoano.

Portanto, a expectativa é de que este projeto seja aprovado e coloque em prática um modelo de parceria que estimule o crescimento econômico de forma sustentável e equilibrada, contribuindo para a transformação da realidade do Alto Sertão alagoano. A implementação do CIAS pode ser o pontapé inicial para uma nova fase de progresso e desenvolvimento para a região.

Botão Voltar ao topo